Há quatro grandes temas que fundamentam esse ensino. Neste texto I abordamos: a compreensão da
história e a interpretação da cultura. E neste texto II,
trataremos do: A busca de sentido e Compreensão da experiência religiosa.
A busca de sentido
As
perguntas fundamentais da existência humana - De onde vim? Para onde vou? etc. Não são apenas capricho de mentes desocupadas.
Elas compõem a busca necessária ao desenvolvimento humano. O papel fundamental
da educação é abrir possibilidades de respostas, para que o sentido da vida vá
além da própria vida.
O
objetivo do Ensino Religioso não é responder às questões, mas criar condições
para que essa reflexão se dê num ambiente educativo onde haja espaço para o diálogo,
o debate, a pesquisa e a síntese pessoal e coletiva.
Compreensão da
experiência religiosa
O
que caracteriza a experiência é a mudança gerada na relação sujeito e fato
(acontecimentos).
Toda
grande mudança nasce de um momento interior, íntimo, vivido na relação com o eu
e o não eu. Por isso, podemos dizer que a experiência corresponde sempre a um
aspecto de envolvimento pessoal e um aspecto de interpretação do que foi
vivido. Paulo Freire, sobre isso, diz o seguinte:
“O homem é um ser que está no mundo e com o mundo. Se
apenas estivesse no mundo não haveria transcendência nem se objetivaria a si
mesmo. Mas como pode objetivar-se, pode também distinguir entre um eu e um
não-eu. Isso o torna um ser capaz de relacionar-se; de sair de si; de projetar
-se nos outros; de transcender. Essas relações não se dão apenas com os outros,
mas se dão no mundo, com o mundo e pelo mundo, nisso se apoiaria o problema da
religião”. (FREIRE, 1981)
A
religiosidade é inerente ao ser humano. Se não a educamos estamos
empobrecendo a sua
humanidade. Dessa forma, o ER deve criar condições para que o educando possa
interpretar suas experiências religiosas, trazê-las ao nível consciente e,
assim, gerar mudanças significativas na própria vida e nas relações
sociorreligiosas.
1.
Qual o objetivo do Ensino Religioso na busca
de Sentido humano?
2.
Qual são as possibilidades que o Ensino
Religioso cria para o Educando?
3.
O que você entendeu da frase do Paulo Freire
sobre a religião?
1-O objetivo do Ensino Religioso não é responder às questões, mas criar condições para que essa reflexão se dê num ambiente educativo onde haja espaço para o diálogo, o debate, a pesquisa e a síntese pessoal e coletiva.
ResponderExcluir2-O ensino religioso deve criar condições para que o educando possa interpretar suas experiências religiosas, trazê-las ao nível consciente e, assim, gerar mudanças significativas na própria vida e nas relações sociorreligiosas.
3-O homem é um ser que está no mundo e com o mundo. Se apenas estivesse no mundo não haveria transcendência nem se objetivaria a si mesmo.
Alexandre Jhon C.De Souza 6°A
Eduardo Roberto
ResponderExcluir1) Em busca da evolução do ser humano ao longo dos anos.
2) O ER deve criar condições para que o educador possa interpretar suas experiência religiosas.
3) Eu endendi que o ser humano é um ser muito pequeno.
1) aprofundar mais como existimos
ResponderExcluir2) 50%
3) Nos estamos aqui no mundo
1. Qual o objetivo do Ensino Religioso na busca de Sentido humano?
ResponderExcluirAbrir possibilidades de respostas, para que o sentido da vida vá além da própria vida.
2. Qual são as possibilidades que o Ensino Religioso cria para o Educando?
Criar condições para interpretar suas experiências religiosas, trazê-las ao nível consciente e, assim, gerar mudanças significativas na própria vida e nas relações sociorreligiosas.
3. O que você entendeu da frase do Paulo Freire sobre a religião?
Que o ser humano tem necessidade em acreditar em algo para viver, porque sem uma crença, a vida não faria sentindo.
(Matheus da costa Ferreira)respostas:
ResponderExcluir1.É criar condições para que essa reflexão se dê num ambiente educativo onde haja espaço para o diálogo,o debate,a pesquisa e a síntese pessoal e coletiva.
2.Possibilidade de respostas,para que o sentido da vida vá além da própria vida.
3.Eu entendi que o ser humano necessita de ter uma crença para que a vida faça algum sentido.
1)Em busca da evolução do ser humano ao longo do tempo.
ResponderExcluir2)O ER deve criar condições para que o educador possa interpretar suas experiencias religiosas
3)Eu entendi que o ser humano precisa ter uma crença para que a vida tenha algum sentido.
1)o objetivo é simplesmente repassar os ensinamentos das Religiões cristãs,mas sem exigir que os alunos sigam tais fundamentos respeitando as pluralidades religiosas e de fé
ResponderExcluir2) dialético)cria natureza humana isto é, a "substância"que inclusive a objetividade.
3)ele fala muito sobre a educação, nas frases dele a gente pode que tem tem o ensino igual a uma passada onde fala sobre que a educação no ensino religioso está em todo lugar e nas frases dele tem um ensino religioso e o entendo que ele fala bastante sobre o mundo mas podemos transformar o mundo e as frases as frases dele nos ensina a como mudar muito a gente existe no mundo para fazer algo de bom não é algo de mal nessa frase que ele falou que em cimafala muito que a gente tá no mundo e com o mundo então se o mundo cair ele sai junto porque a gente existe.
1.O objetivo não é responder as questões mas criar condições para que essa reflexão se dê num ambiente educativo onde haja espaço para o diálogo, o debate, a pesquisa e a síntese pessoal e coletiva.
ResponderExcluir2.O ER deve criar condições para que o educador possa interpretar suas experiencia religiosa.
3.O homem é um ser que está no mundo e com o mundo. Se apenas estivesse no mundo não haveria transcendência nem se objetivaria a si mesmo.
João Emanuel Sousa Campos 6ºano A
ResponderExcluir1-A Lei de Diretrizes e Bases,artigo 33,apresenta o Ensino Religioso (ER) como parte integrante da educação básica! .
2-O ER favorece uma análise completa e compreensiva sobre a história, esclarecendo muitas dúvidas que com o tempo foram surgindo e explicando cada acontecimento marcante na história.
3: A astrologia fala sobre o processo espontâneo que se dá no interior das culturas e o ER é responsável por tornar esse processo mais consciente e intencional, e isso tornará a identidade Cultural mais forte e de fazer com que as pessoas se tornem capazes de conviver com o diferente e respeita-ló.
De:Ana Júlia Rosa Marques
Turma: 9•ano C
1-O objetivo do Ensino Religioso não é responder às questões, mas criar condições para que essa reflexão se dê num ambiente educativo onde haja espaço para o diálogo, o debate, a pesquisa e a síntese pessoal e coletiva.
ResponderExcluir2-O ensino religioso deve criar condições para que o educando possa interpretar suas experiências religiosas, trazê-las ao nível consciente e, assim, gerar mudanças significativas na própria vida e nas relações sociorreligiosas.
3-O homem é um ser que está no mundo e com o mundo. Se apenas estivesse no mundo não haveria transcendência nem se objetivaria a si mesmo.
Nicolas Cauan dos Santos Moura 9° "B"
1:O objetivo do Ensino Religioso não é responder às questões, mas criar condições para que essa reflexão se dê num ambiente educativo onde haja espaço para o diálogo, o debate, a pesquisa e a síntese pessoal e coletiva.
ResponderExcluir2:A religiosidade é inerente ao ser humano. Se não a educamos estamos
empobrecendo a sua humanidade. Dessa forma, o ER deve criar condições para que o educando possa interpretar suas experiências religiosas, trazê-las ao nível consciente e, assim, gerar mudanças significativas na própria vida e nas relações sociorreligiosas.
3:O homem é um ser que está no mundo e com o mundo. Se apenas estivesse no mundo não haveria transcendência nem se objetivaria a si mesmo. Mas como pode objetivar-se, pode também distinguir entre um eu e um não-eu.
1-Criar condições para As perguntas fundamentais da existência humana - De onde vim? Para onde vou? etc, para que essa reflexão se dê num ambiente educativo onde haja espaço para o diálogo, o debate, a pesquisa e a síntese pessoal e coletiva.
ResponderExcluir2-Criar condições para que o educando possa interpretar suas experiências religiosas, trazê-las ao nível consciente e, assim, gerar mudanças significativas na própria vida e nas relações sociorreligiosas.
3-Que o homem é um ser que está no mundo e com o mundo, porque se apenas estivesse no mundo não faria perguntas como "-De onde eu vim" e "-Para onde vou" Isso o torna um ser capaz de relacionar-se; de sair de si; de projetar -se nos outros; de transcender.
De: Matheus Oliveira de Araújo 6°A
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