sexta-feira, 24 de abril de 2020

ENSINO RELIGIOSO - POR QUE ESTUDAR ENSINO RELIGIOSO (PARTE II)


Há quatro grandes temas que fundamentam esse ensino. Neste texto I abordamos: a compreensão da história e a interpretação da cultura. E neste texto II, trataremos do: A busca de sentido e Compreensão da experiência religiosa.

A busca de sentido
As perguntas fundamentais da existência humana - De onde vim? Para onde vou? etc.  Não são apenas capricho de mentes desocupadas. Elas compõem a busca necessária ao desenvolvimento humano. O papel fundamental da educação é abrir possibilidades de respostas, para que o sentido da vida vá além da própria vida.
O objetivo do Ensino Religioso não é responder às questões, mas criar condições para que essa reflexão se dê num ambiente educativo onde haja espaço para o diálogo, o debate, a pesquisa e a síntese pessoal e coletiva.

Compreensão da experiência religiosa
O que caracteriza a experiência é a mudança gerada na relação sujeito e fato (acontecimentos).
Toda grande mudança nasce de um momento interior, íntimo, vivido na relação com o eu e o não eu. Por isso, podemos dizer que a experiência corresponde sempre a um aspecto de envolvimento pessoal e um aspecto de interpretação do que foi vivido. Paulo Freire, sobre isso, diz o seguinte:
“O homem é um ser que está no mundo e com o mundo. Se apenas estivesse no mundo não haveria transcendência nem se objetivaria a si mesmo. Mas como pode objetivar-se, pode também distinguir entre um eu e um não-eu. Isso o torna um ser capaz de relacionar-se; de sair de si; de projetar -se nos outros; de transcender. Essas relações não se dão apenas com os outros, mas se dão no mundo, com o mundo e pelo mundo, nisso se apoiaria o problema da
religião”. (FREIRE, 1981)
A religiosidade é inerente ao ser humano. Se não a educamos estamos
empobrecendo a sua humanidade. Dessa forma, o ER deve criar condições para que o educando possa interpretar suas experiências religiosas, trazê-las ao nível consciente e, assim, gerar mudanças significativas na própria vida e nas relações sociorreligiosas.

1.    Qual o objetivo do Ensino Religioso na busca de Sentido humano?
2.    Qual são as possibilidades que o Ensino Religioso cria para o Educando?
3.    O que você entendeu da frase do Paulo Freire sobre a religião?

13 comentários:

  1. 1-O objetivo do Ensino Religioso não é responder às questões, mas criar condições para que essa reflexão se dê num ambiente educativo onde haja espaço para o diálogo, o debate, a pesquisa e a síntese pessoal e coletiva.
    2-O ensino religioso deve criar condições para que o educando possa interpretar suas experiências religiosas, trazê-las ao nível consciente e, assim, gerar mudanças significativas na própria vida e nas relações sociorreligiosas.
    3-O homem é um ser que está no mundo e com o mundo. Se apenas estivesse no mundo não haveria transcendência nem se objetivaria a si mesmo.

    Alexandre Jhon C.De Souza 6°A

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  2. Eduardo Roberto
    1) Em busca da evolução do ser humano ao longo dos anos.
    2) O ER deve criar condições para que o educador possa interpretar suas experiência religiosas.
    3) Eu endendi que o ser humano é um ser muito pequeno.

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  3. 1) aprofundar mais como existimos
    2) 50%
    3) Nos estamos aqui no mundo

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  4. 1. Qual o objetivo do Ensino Religioso na busca de Sentido humano?
    Abrir possibilidades de respostas, para que o sentido da vida vá além da própria vida.

    2. Qual são as possibilidades que o Ensino Religioso cria para o Educando?
    Criar condições para interpretar suas experiências religiosas, trazê-las ao nível consciente e, assim, gerar mudanças significativas na própria vida e nas relações sociorreligiosas.



    3. O que você entendeu da frase do Paulo Freire sobre a religião?
    Que o ser humano tem necessidade em acreditar em algo para viver, porque sem uma crença, a vida não faria sentindo.

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  5. (Matheus da costa Ferreira)respostas:
    1.É criar condições para que essa reflexão se dê num ambiente educativo onde haja espaço para o diálogo,o debate,a pesquisa e a síntese pessoal e coletiva.

    2.Possibilidade de respostas,para que o sentido da vida vá além da própria vida.

    3.Eu entendi que o ser humano necessita de ter uma crença para que a vida faça algum sentido.

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  6. 1)Em busca da evolução do ser humano ao longo do tempo.

    2)O ER deve criar condições para que o educador possa interpretar suas experiencias religiosas

    3)Eu entendi que o ser humano precisa ter uma crença para que a vida tenha algum sentido.

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  7. 1)o objetivo é simplesmente repassar os ensinamentos das Religiões cristãs,mas sem exigir que os alunos sigam tais fundamentos respeitando as pluralidades religiosas e de fé

    2) dialético)cria natureza humana isto é, a "substância"que inclusive a objetividade.

    3)ele fala muito sobre a educação, nas frases dele a gente pode que tem tem o ensino igual a uma passada onde fala sobre que a educação no ensino religioso está em todo lugar e nas frases dele tem um ensino religioso e o entendo que ele fala bastante sobre o mundo mas podemos transformar o mundo e as frases as frases dele nos ensina a como mudar muito a gente existe no mundo para fazer algo de bom não é algo de mal nessa frase que ele falou que em cimafala muito que a gente tá no mundo e com o mundo então se o mundo cair ele sai junto porque a gente existe.

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  8. 1.O objetivo não é responder as questões mas criar condições para que essa reflexão se dê num ambiente educativo onde haja espaço para o diálogo, o debate, a pesquisa e a síntese pessoal e coletiva.

    2.O ER deve criar condições para que o educador possa interpretar suas experiencia religiosa.

    3.O homem é um ser que está no mundo e com o mundo. Se apenas estivesse no mundo não haveria transcendência nem se objetivaria a si mesmo.

    João Emanuel Sousa Campos 6ºano A

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  9. 1-A Lei de Diretrizes e Bases,artigo 33,apresenta o Ensino Religioso (ER) como parte integrante da educação básica! .

    2-O ER favorece uma análise completa e compreensiva sobre a história, esclarecendo muitas dúvidas que com o tempo foram surgindo e explicando cada acontecimento marcante na história.

    3: A astrologia fala sobre o processo espontâneo que se dá no interior das culturas e o ER é responsável por tornar esse processo mais consciente e intencional, e isso tornará a identidade Cultural mais forte e de fazer com que as pessoas se tornem capazes de conviver com o diferente e respeita-ló.

    De:Ana Júlia Rosa Marques
    Turma: 9•ano C

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  10. 1-O objetivo do Ensino Religioso não é responder às questões, mas criar condições para que essa reflexão se dê num ambiente educativo onde haja espaço para o diálogo, o debate, a pesquisa e a síntese pessoal e coletiva.
    2-O ensino religioso deve criar condições para que o educando possa interpretar suas experiências religiosas, trazê-las ao nível consciente e, assim, gerar mudanças significativas na própria vida e nas relações sociorreligiosas.
    3-O homem é um ser que está no mundo e com o mundo. Se apenas estivesse no mundo não haveria transcendência nem se objetivaria a si mesmo.

    Nicolas Cauan dos Santos Moura 9° "B"

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  11. 1:O objetivo do Ensino Religioso não é responder às questões, mas criar condições para que essa reflexão se dê num ambiente educativo onde haja espaço para o diálogo, o debate, a pesquisa e a síntese pessoal e coletiva.

    2:A religiosidade é inerente ao ser humano. Se não a educamos estamos
    empobrecendo a sua humanidade. Dessa forma, o ER deve criar condições para que o educando possa interpretar suas experiências religiosas, trazê-las ao nível consciente e, assim, gerar mudanças significativas na própria vida e nas relações sociorreligiosas.

    3:O homem é um ser que está no mundo e com o mundo. Se apenas estivesse no mundo não haveria transcendência nem se objetivaria a si mesmo. Mas como pode objetivar-se, pode também distinguir entre um eu e um não-eu.

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  12. 1-Criar condições para As perguntas fundamentais da existência humana - De onde vim? Para onde vou? etc, para que essa reflexão se dê num ambiente educativo onde haja espaço para o diálogo, o debate, a pesquisa e a síntese pessoal e coletiva.

    2-Criar condições para que o educando possa interpretar suas experiências religiosas, trazê-las ao nível consciente e, assim, gerar mudanças significativas na própria vida e nas relações sociorreligiosas.

    3-Que o homem é um ser que está no mundo e com o mundo, porque se apenas estivesse no mundo não faria perguntas como "-De onde eu vim" e "-Para onde vou" Isso o torna um ser capaz de relacionar-se; de sair de si; de projetar -se nos outros; de transcender.

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